Sofá de Couro - Curiosidades

Dizem que a tradição das bodas de casamento remonta há 2000 anos antes de Cristo. Já os romanos, na Antiguidade, festejavam a celebração do casamento e esse costume foi passado a Grécia, que não tardou a organizar entre as elites grandes festejos para homenagear também velhos casais em datas que completavam mais de um ano de vida conjugal. Pouco se sabe a respeito dos motivos que levam os antigos ás denominações, mas o couro estava lá nesta ocasião como material de comemoração do 3º aniversário de casamento sendo celebrada as bodas de couro.

Para os curtidores ( profissionais que fazem o curtimento de couros ) , representa uma alta honra o escrito no final do capítulo IX dos Atos dos Apóstolos, quando se diz que o santo apóstolo Pedro viveu muitos dias na cidade de Joppe na casa de um homem chamado Simão , que era curtidor

O primeiro piano inventado em 1700 por Bartolomeu Cristofori, construtor de cravos da Florença, chamado "Gravicembalo col Piano e Forte", isto é , cravo com sons suaves e fortes, tinham suas cordas percutidas por martelos revestidos de couro nos primeiros modelos.

Na China, no segundo século a.C., as moedas eram feitas de couro. Entre os romanos, o couro era tão altamente estimado que César decretou que as moedas fossem feitas deste material. De "fato, a palavra "pecuniária" que se refere às recompensas monetárias é derivado do latim peco" e significa "couro". Não só nos tempos antigos, mas em numerosas ocorrências durante a era medieval, quando o couro era base monetária, até mesmo mais tarde durante a Primeira Guerra Mundial, moedas de couro eram usadas na Alemanha e Áustria

As origens do futebol remetem a aproximadamente há 1.000 a.C., na China. Algumas tribos inimigas, em meio ás suas guerras e conflitos constantes mantinham um ritual no mínimo macabro ; Constituia em decapitar seus inimigos que porventura sobrevivessem as batalhas e, depois disso, começar a chutar a cabeça de um lado para outro, em um círculo formado por crianças, velhos, adultos e até mulheres. Todos se divertiam e isso tudo era considerado sagrado pelos chineses antigos, algo como uma mórbida comemoração das vitórias. Com o passar do tempo, deu-se ínicio ao uso de couro animal curtido, recheado com pêlos, com cabelo humano e gravetos para ficar tipo uma bola. Muito tempo depois já numa era mais civilizada , começou a se fazer uso de câmaras de borracha infláveis para fazer o interior da bola. Essas primeiras bolas tinham uma grotesca costura no seu exterior que prejudicava as jogadas da cabeça, forçando os jogadores a usarem aqueles chapeuzinhos ridículos e aparentemente inúteis. Já na década de 40 eram feitas bolas com costura interna, sem a abertura que causava ferimentos. Mas essa bola ainda se encharcava muito facilmente em jogos na chuva ou na lama. Na copa de 62 estreou-se um novo modelo com 18 gomos, que garantia uma forma mais redonda a famosa pelota.

Cadastre seu e-mail e receba novidades:

Nome:  E-mail: